Warning: array_search() expects parameter 2 to be array, null given in /ingadigital/inga/circuitorotadosol.com.br/www/privado/classes/core.php on line 344

Warning: array_search() expects parameter 2 to be array, null given in /ingadigital/inga/circuitorotadosol.com.br/www/privado/classes/core.php on line 348

Nova Aurora é referência em Agro industrialização e Turismo Rural

Nova Aurora é referência em Agro industrialização e Turismo Rural

Agregar o útil ao agradável. É desta forma que o município de Nova Aurora iniciou há cerca de quatro anos, as ações voltadas para o agronegócio familiar e turismo rural. Em consonância, as duas atividades vêm sendo desenvolvidas através de uma junção de esforços, que concentra o poder público municipal, Emater, sindicatos rurais, instituições financeiras e acima de tudo o esforço e vontade do pequeno empreendedor rural.


 Prova do crescimento deste setor no município, são as constantes visitas de comitvas de municípios da região e do estado que procuram Nova Aurora para agregar conhecimento e conseqüentemente aplicar em seus respectivos municípios.


Além de comitivas representadas por lideranças dos municípios de Ubiratã, Campina da Lagoa e Juranda, na terça-feira (14), na manhã de quarta-feira (15), lideranças do setor, da cidade de Candido de Abreu procurou o município para conhecer o trabalho voltado para esta atividade.


Em Nova Aurora atualmente são 13 agroindústrias legalizadas, e outras três em regime de legalização. O turismo rural, denominado Circuito do Sol, agrega 13 propriedades rurais, das quais a maioria delas atua também na agroindustrialização.


De acordo com o técnico em agropecuária da Emater, João Jamil Bernis, no início as dificuldades foram muitas, mas com muito esforço, participação em cursos, visita a outros municípios, como por exemplo a vinda do ex-prefeito de Crissiumal Valter Rech, que através de palestras mostrou, o trabalho que é desenvolvido naquele município, que é referência para o País e  exterior em agroindustrialização, os empreendedores foram se capacitando e hoje já podem colher os frutos do trabalho.


Segundo Jamil, acima de produzir está à parte burocrática para implantar uma agroindústria, pois é neste e outros sentidos que a Emater atua. “Saímos praticamente do zero e chegamos hoje a um nível que faz com que nós tornamos referência na região no agronegócio familiar e no turismo rural”, comemora o técnico.


Jamil frisa que no turismo rural, o município tem à disposição o professor Jacó Gimenes Consultor do Sebrae, que coordenada junto ao Conselho Municipal de Turismo Rural, as atividades do roteiro turístico, Circuito do Sol, aliado ao sistema de agroindústrias.


“Sabemos do nosso potencial neste setor, mesmo sendo procurados, sabemos que ainda temos muito o quê aprender, e fazer quando se trata de agroindustrialização, mas já estamos sendo procurados, e isso mostra o nosso crescimento”, conclui Jamil.

Galeria de Fotos